Definição de Estratégia

Definição de estratégia

No ” post” de hoje vamos falar da definição de estratégia num evento, mas antes disso vamos relembrar o que significa a palavra strategia, que em grego antigo significa a qualidade e a habilidade do general.

Frequentemente a estratégia está ligada a dois ou mais competidores que disputam o mesmo objectivo.

Esta disputa ocorre não só no mundo dos negócios como também no mundo dos eventos, assim como na versão militar, a estratégia empresarial é fortemente influenciada por quem lidera as organizações, ao perseguir objetivos e uma ou um conjunto de ações.

No contexto empresarial, as definições de estratégia mantêm os princípios básicos de âmbito militar:

 

    “A estratégia pode ser definida como a determinação das metas e dos objectivos de longo prazo da empresa, e a afectação dos recursos necessários à consecução dessas metas.”

Alfred Chandler Jr., Strategy and Structure, MA: MIT Press, 1962

Depois de vermos uma noção do conceito de estratégia, no caso dos eventos, uma vez avaliado o conceito original do evento e depois de considerado viável e de introduzidos eventuais melhoramentos (se necessário), pode iniciar-se o planeamento geral.

O plano geral define a direção estratégica do evento, isto é, o enquadramento geral do que irá ser necessário e quando.

A estratégia constitui o fator determinante dos resultados e do sucesso da participação da empresa no evento.

Dela devem constar importantes decisões como:

  • O tema do evento;
  • O público-alvo;
  • A data;
  • O horário;
  • A localização;
  • O convite.

A estratégia é o meio que nos permite atingir os objetivos gerais do evento, dentro do orçamento estipulado no caso dos eventos.

Por hoje é tudo, no próximo “post”, vamos abordar a definição do do tema do evento, até lá.

 

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