Datas

Natal

Natal

Sendo hoje dia de Natal, a Lovejump pretende partilhar convosco a razão de se comemorar este dia e tentar perceber porque este dia é tão especial.

Para nós, equipa Lovejump é especial por muitas e variadas razões, é o dia em que nos reunimos e jantamos com os nossos familiares, trocamos prendas e colocamos a conversa em dia, acreditem, nos dias de hoje, existem familiares que só temos oportunidade de ver neste dia.

Na pesquisa feita on-line, existe muita informação sobre este dia, a sua veracidade, vale o que vale, mas podemos reter o seguinte.

O natal é um feriado religioso cristão, comemora-se no dia 25 de dezembro, no ocidente, por exemplo, nos países  eslavos e ortodoxos, estes regem-se pelo calendário juliano, por esta razão, comemoram o natal, no dia 7 de janeiro.


Mas o Natal é para comemorar o nascimento de Jesus, certo?


A verdade é que fomos educados nesse sentido, mas a história do Natal começa à pelo menos 7 mil anos, antes do nascimento de Jesus.

É uma festa tão antiga quanto a civilização, o seu motivo era celebrar o solstício de inverno, a noite mais longa do hemisfério norte, que acontece no final do mês de dezembro. A partir deste dia, os dias começam a ficar maiores até ao auge do verão.

Por esta razão os antigos festejavam porque a partir deste dia, os seus problemas de subsistência começavam a diminuir, deixavam de ser caçadores, para se dedicarem à agricultura. Por exemplo na Mesopotâmia a celebração durava 12 dias, mas celebrava-se em todo o lado, desde Inglaterra até à China, com os diversos povos a festejar de acordo com os seus costumes.


Então porque fomos educados acreditar que o dia  de Natal, é o dia do nascimento de Jesus?


Porque a festividade foi reconvertida pela Igreja Católica no Século III, para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano e então a partir desse dia começou-se a comemorar o nascimento de Jesus da Nazaré.

A partir desta reconversão, nós já sabemos a história, compramos prendas, para partilhar com familiares e amigos próximos.

Para nós partir deste dia vamos contar cada dia que passa para ver os dias maiores, para que possamos nos encontrar numa festa perto de si, para que se possa divertir com os nossos equipamentos, até que esse dia chegue, primeiro vamos todos abrir as prendinhas e comer o bacalhau.

Um bom Natal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *