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O Patrocínio de Eventos

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Hoje vamos abordar um tema muito importante, o patrocínio de eventos, onde se obtêm os meios necessários quando se pretende realizar um evento, e que geralmente são as parcerias ou apoios, o mecenato e os patrocínios.

Todos tem um enquadramento diferente, mas são vitais para a realização do evento, pois permitem a sua realização com preços mais convidativos para o publico-alvo, caso contrário, os preços seriam proibitivos ou extremamente elevados para o publico.

As parcerias podem se definir da seguinte forma,  é uma relação entre duas entidades que livremente aceitem compartilhar experiências, desenvolver conhecimento ou articular especialidades, com o propósito de superar desafios ou usufruir de oportunidades que dependam de interesses ou aspirações convergentes.

O mecenato,  por sua vez é a atribuição de donativos em dinheiro ou em espécie, concedidos sem concessão de contrapartidas de carácter pecuniário ou comercial por parte das entidades beneficiárias, que promovem iniciativas na área social, cultural, ambiental, científica ou tecnológica, desportiva e educacional.

Outros dos motivos para a pratica do mecenato é que os donativos realizados ao abrigo da Lei do Mecenato proporcionam benefícios fiscais à pessoa ou instituição que os efetua.

Já os patrocínios, são a troca de contrapartidas entre entidades, tendo em vista por parte da entidade patrocinadora, um aumento de visibilidade junto do seu público-alvo, num ambiente propício ao contacto com os seus produtos/serviços, enquanto que para a entidade promotora é uma oportunidade de reduzir os custos de produção do evento, podendo aumentar a exposição nos media e serviços gratuitos.

Ou seja, uma relação de patrocínio é sempre uma relação de interesses entre um patrocinador e um promotor, onde o primeiro adquire um capital de imagem e proximidade face ao público-alvo de determinado evento, a troco de apoio financeiro ou logístico. Implica sempre um interesse comercial.

Segundo alguns autores;

 

Cardoso (2004:18),

“O patrocínio é a ferramenta de comunicação segundo a qual o patrocinador adquire direitos de comunicação e promoção associados à imagem de determinado objeto ou evento, garantindo contrapartidas financeiras ou logísticas ao promotor desse projeto ou evento.”

 

Contursi (1996),

“Patrocínio consiste no fornecimento de qualquer tipo de recurso realizado por uma organização ao prestar suporte direto a um evento desportivo, artístico ou de cunho social com propósito de associar o nome, marca ou produto da organização diretamente ao evento. A organização utiliza este relacionamento para atingir seus objetivos promocionais e ou para facilitar e fundamentar seus objetivos gerais de marketing. »

 

Podemos então concluir que o patrocínio de eventos é um investimento feito pelas empresas que, não sendo o resultado mensurável de imediato, a médio e longo prazo projeta e consolida a imagem da empresa.

O apoio dos patrocinadores poderá ser feito, para além da habitual contribuição financeira, através de produtos e material promocional, alojamento, bem como transporte para convidados e participantes do evento.

Por esta razão, quando se pensar em realizar um evento, devemos pensar quais serão os nossos patrocinadores de acordo com o nosso evento  para que o evento seja um sucesso.

No próximo “post” iremos abordar o tema do lado do patrocinador, o porquê patrocinar um evento?

Até lá.

 

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