JOGO DO BURRO

"...Jogo do Burro, o jogo que pode virar o resultado a qualquer momento"


Jogo do Burro

Objectivos do Jogo do Burro

O objectivo do jogo do Burro consiste que os seus participantes lancem uma pequena malha de borracha sobre um tabuleiro de madeira com doze casas, sendo que dez destas casas tem pontuação e duas casas tem imagens do burro.

Durante o jogo,  as malhas depois de lançadas não podem tocar ou ficar em cima das linhas que separam as casas, caso isto aconteça, queima a linha, anulando assim o lançamento ao jogador, este pode realizar um novo lançamento, se ainda tiver lançamentos para realizar, para pontuar a malha tem de cair dentro da casa sem tocar nas linhas, o que não é fácil.

No caso de a malha cair na casa do burro, é descontado pontuação ao jogador que efectuou o lançamento.

Os participantes podem definir os pontos que se perdem antes do inicio do jogo, podem ficar sem pontos, perder 10, 20, 30, os pontos que acordarem perder será a penalização do jogador que colocar a malha na casa do burro.

Por esta razão o jogo do burro poder virar a qualquer momento.

 

Jogo do Burro
Jogo do Burro

 

Jogo do Burro
Jogo do Burro

 

Jogo do Burro
Jogo do Burro

Como se pode Jogar o Jogo do Burro

O Jogo do Burro pode ser jogado da seguinte forma;

Primeiro define-se, a "muda" local de onde se lança as malhas para o tabuleiro, deve se situar entre 2 a 3 metros, se os participantes quiserem definir uma distância mais próxima ou mais longe do tabuleiro, podem-no fazer, cada jogador tem 2 malhas para lançar.

Para se iniciar a jogar o jogo podem-no fazer de diversas maneiras, a forma de começar o jogo do burro mais comum é os jogadores começarem a jogar, lançando as malhas para cima do tabuleiro, a ordem de inicio é, os participantes que realizarem mais pontos são os primeiros a lançar, começando assim a jogar o jogador que pontuou mais.

Para que a pontuação seja válida, as malhas não podem ficar em cima da linha, ou tocar nestas, o que se designa por queimar as linhas, isto não pode acontecer.

Sendo considerado um jogo de vaza, vence quem completar duas vazas de 200 pontos. Assim quem atingir os 200 pontos primeiro é o vencedor dessa vaza.

Pode acontecer que o jogo termine empatado, por exemplo, à décima jogada de dez jogadores, o jogador um joga as suas malhas realizando os 200 pontos, o jogador oito joga e também faz os duzentos pontos, os restantes jogadores ficam abaixo dessa pontuação, o jogo termina na ronda dez com um empate de dois jogadores com 200 pontos.

No caso de empate, joga-se a "negra" à maior de três, quem vencer duas vezes é o campeão do torneio.

A partir dos 105 pontos, quem acertar em cima do burro, perde 50 pontos.

Esta é uma forma de se jogar o jogo do burro mais tradicional, como o fazem em algumas tabernas típicas em Portugal, podem saber mais aqui.

Pode-se jogar com diversos objectivos de pontos, tudo depende da imaginação e da criatividade dos participantes.


Donkey`s Game

Each player throws 2 "malhas" at a distance of 2 a 3 meters or at a greater distance if it is preferred.

When the player hits the image of the donkey loses 10 points.

The game`s scoring goal must be set the players.

 

Conheça também outros jogos tradicionais agora

Vamos conhece-los

 

Jogo do Sapo
Jogo do Sapo

Saiba mais >

 

Jogo do Berlinde
Jogo do Berlinde

Saiba mais >

 

Jogo do Galo
Jogo do Galo

Saiba mais >

Jogadores

O número de jogadores a participar  no jogo do burro são dois ou mais jogadores.


Capacidade de divertimento do Jogo

É um jogo fácil de se jogar, que promove o recreação e proporciona momentos elevados de diversão aos seus participantes.

Tem a capacidade de envolver de forma transversal todo o tipo de público, devido à curiosidade que este jogo desperta, aos mais pequenos que veem os mais graúdos a se deliciarem pela oportunidade de reviverem os bons tempos passados, em que brincavam com estes jogos ao longo das tardes das suas infâncias.

Pode ser jogado por miúdos e graúdos.


Qual a exigência física que devemos ter para jogar o Jogo do Burro?

Quanto à capacidade motora para jogar o jogo do burro, este desenvolve e exige, sobretudo a capacidade cinestésica dos participantes

A capacidade cinestésica, é a capacidade que o participante tem para realizar o jogo. Os movimentos tem de serem realizados de forma correcta, não exige um grande desgaste físico, o jogador deve observar as técnicas utilizadas por outros jogadores, quando as aplica recorre sobretudo aos seus músculos, tendões e ligamentos de uma forma moderada.

Todo este esforço é realizado através de movimentos de precisão, procurando o participante regular a sua força e direção do seu lançamento, de forma a controlar variáveis dinâmicas, temporais e espaciais do movimento aplicado pelo participante.

Toda a actividade cinestésica envolve movimentos tais como passes e lançamentos.

Para este jogo, o esforço físico dos seus participantes é então baixo e moderado, estando ao alcance de todos os participantes, independentemente da sua idade.

Saiba mais sobre actividade cinestésica aqui.


 

O Jogo do Burro é um jogo tradicional tipicamente português.

Alugue os seus Jogos Tradicionais favoritos e organize o seu evento agora, para tal selecione o mínimo de 5 jogos e peça-nos o seu orçamento, indique quais os jogos pretende, qual a sua localidade e o dia do seu evento, faremos  chegar a si a nossa proposta o mais rapidamente que nos seja possível

 Jogos Tradicionais, que mais podemos desejar?


PODE  ALUGAR OS JOGOS TRADICIONAIS AGORA

Vamos conversar


 VISITE TAMBÉM A NOSSA LOJA, CLIQUE AQUI  

Visite a nossa loja

 

PARTILHE A SUA EXPERIÊNCIA CONNOSCO