JOGO DA TRAÇÃO DA CORDA

"...a vitória no jogo da tração só está ao alcance dos mais fortes."


Jogo da Tração da Corda

Objectivos do Jogo 

O objectivo do jogo da Tração da Corda é que os seus participantes façam duas equipas, que cada equipa segure na ponta da corda e quando for dada a partida por um elemento fiscalizador, cada equipa puxe a corda com a finalidade que o lenço que se encontre no meio da corda, ultrapasse  a marca definida no solo, definindo assim a equipa vencedora.

 

Jogo Tração da Corda
Jogo Tração da Corda

 

Jogo Tração da Corda
Jogo Tração da Corda

 

Jogo Tração da Corda
Jogo Tração da Corda

Como Jogar o Jogo da Tração da Corda

Os jogadores são distribuídos em dois grupos com igual número de elementos.

Traçam-se três linhas no chão, a linha do centro é onde fica o lenço que se encontra ao meio da corda, as outras duas linhas, uma à direita da linha do centro e outra à sua esquerda, definem as equipas vencedoras.

Depois das linhas estarem traçadas, a corda é disposta na perpendicular às linhas, com uma equipa de cada lado, agarrar metade da corda.

Ao sinal de um elemento fiscalizador, cada equipa começa a puxar a corda para o seu lado.

Vence a equipa que conseguir passar com o lenço pela linha do seu lado.

Se os elementos de uma equipa caírem ou largarem, perdem o jogo.

 

Conheça também outros jogos tradicionais agora

Vamos conhece-los

 

Jogo do Pião
Jogo do Pião

Saiba mais >

 

Jogo do Galo
Jogo do Galo

Saiba mais >

 

Jogo do Burro
Jogo do Burro

Saiba mais >

Jogadores

O mínimo de jogadores para jogar o jogo da tração da corda são 4, podendo ser mais, pedindo sempre que o jogo tenha um número par no seu total.

É um jogo que envolve de forma transversal todo o tipo de público, devido à curiosidade que este jogo desperta, aos mais pequenos que veem os mais graúdos a se deliciarem pela oportunidade de reviverem os bons tempos passados, em que brincavam com estes jogos ao longo das tardes nas suas infâncias.


Qual a exigência física que devemos ter para jogar o Jogo da Tração da Corda?

Quanto à capacidade motora para jogar o jogo da tração da corda, este desenvolve e exige, sobretudo a capacidade cinestésica dos participantes

A capacidade cinestésica, é a capacidade que o participante tem para realizar o jogo. Os movimentos tem de serem realizados de forma correcta, não exige um grande desgaste físico, o jogador deve observar as técnicas utilizadas por outros jogadores, quando as aplica recorre sobretudo aos seus músculos, tendões e ligamentos de uma forma moderada.

Todo este esforço é realizado através de movimentos de precisão, procurando o participante regular a sua força e direção do seu lançamento, de forma a controlar variáveis dinâmicas, temporais e espaciais do movimento aplicado pelo participante.

Toda a actividade cinestésica envolve movimentos tais como passes e lançamentos.

Para este jogo, o esforço físico dos seus participantes é então baixo e moderado, estando ao alcance de todos os participantes, independentemente da sua idade.

Saiba mais sobre actividade cinestésica aqui.


 

 O Jogo da Tração à Corda é um jogo tradicional tipicamente português.

Alugue os seus Jogos Tradicionais favoritos e organize o seu evento agora, para tal selecione o mínimo de 5 jogos e peça-nos o seu orçamento, indique quais os jogos pretende, qual a sua localidade e o dia do seu evento, faremos  chegar a si a nossa proposta o mais rapidamente que nos seja possível

 Jogos Tradicionais, que mais podemos desejar?


PODE  ALUGAR OS JOGOS TRADICIONAIS AGORA

Vamos conversar


 VISITE TAMBÉM A NOSSA LOJA, CLIQUE AQUI  

Visite a nossa loja

 

PARTILHE A SUA EXPERIÊNCIA CONNOSCO