O que é um evento?

o que é um evento

 O termo evento, chegou até nós, através da palavra inglesa " coming events", que pode ser entendida como "vai acontecer um evento".

 No dicionário de lingua portuguesa a palavra evento é definida como "acontecimento", "sucesso", "ocorrência", "qualquer coisa que aconteça, diferente de qualquer coisa que exista", "uma ocorrência, especialmente de grande importância".
Alguns autores tem definições diferentes sobre eventos, Luis Carlos Zanella no seu livro, Manual de Organização de Eventos, (2006), diz que um evento "é uma concentração ou reunião formal e solene de pessoas ou entidades realizada em data especial, com o objectivo de celebrar acontecimentos importantes e significativos e estabelecer contactos de natureza comercial, cultural, desportiva, social, familiar, religiosa ou cientifica".
Já os autores Janaina Britto Carneiro e Nena Dantas Fontes (1997) dizem que os " eventos são todos os acontecimentos previamente planeados, organizados e coordenados de forma a contemplar  o maior numero de pessoas  em um mesmo espaço fisico e temporal, com  informações medidas e projectos de resultados e os meios mais eficazes para se distinguir determinado objectivo."
Outro exemplo, Neto (2000), escreve que na "verdade tudo é um evento, encontros reunindo pessoas para discutir e debater qualquer tema se tornam verdadeiros eventos".
Deve-se  distinguir nos eventos três características, como um facto, algo que acontece, ter um horário com inicio e fim;  como um acontecimento, isto é deve ser marcante gerador de emoções e sensações; e por fim deve ser sempre noticia, gerando deste modo retorno para os seus organizadores e respectivos patrocinadores, divulgando a mensagem do evento ou as marcas que o promoveram.

Uma das características dos eventos, é que este deve ser único e irrepetível.

Actualmente , o evento tem uma função da diversidade de fins  que prossegue, o grande número de pessoas que envolve e das  diversas necessidades e expectativas que estas apresentam, tornou-se uma atividade económica relevante que exige  o envolvimento de recursos humanos altamente qualificados.
Realizados de forma adequada, os eventos podem ser uma grande emoção; caso contrário, se mal concebidos, podem representar uma experiência desagradável, o que seria chato,para todos os envolvidos. Não se devem poupar a esforços para garantir que tudo seja realizada de forma correcta.
Ainda que não seja fácil, cada evento deve receber toda atenção necessária, só o cliente, mas todos os envolvidos devem receber o melhor tratamento possível.
Cada evento é único, uma das questões é identificar as diferenças e saber como trata-las de forma eficaz.
Apresentamos hoje alguns dos conceitos que existem sobre eventos, existem mais, é uma questão de pesquisar, hoje escrevemos sobre os conceitos que achamos mais consensuais.
No próximo "post" iremos escrever sobre formas de classificação de eventos, esperamos por vós, ate lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *