Eventos

Tipos de eventos

Equipamentos de Diversão

Os eventos tem diversas características próprias, particularidades específicas, classificações definidas de acordo com os diversos autores. Por tudo isto, vamos neste “post” escrever um pouco sobre os diversos tipos de eventos que existem.

Quando falamos de “eventos”, estamos a falar de momentos únicos, para os seus organizadores e participantes, mas quanta vezes estamos em eventos e não os conseguimos definir ou classificar o seu tipo?

Apresentamos alguns tipos de eventos que existem, seguido de uma pequena descrição dos seus objectivos;

  • Assembleia – é uma reunião de representantes para debater assuntos do interesse do grupo.
  • Brainstorming – é um evento que pretende estimular a produção de ideias.
  • Brunch – é um misto de pequeno-almoço e almoço de serviço equilibrado.
  • Cocktail – pretende comemorar uma data ou acontecimento servindo bebidas e canapés.
  • Colóquio – o seu objectivo é, esclarecer determinado tema ou tomar alguma decisão, dirigido por um moderador que conduz as discussões e apresenta as conclusões a submeter à aprovação do plenário.
  • Concílio – é uma reunião de prelados católicos de assuntos doutrinados.
  • Conclave – é uma organização religiosa, que reune todos os bispos, com a finalidade de eleger um Papa.
  • Concurso – o seu objectivo é competir em determinada área, cumprindo os regulamentos próprios.
  • Conferência – são eventos de negócios populares e importantes. Relacionado com conferências acadêmicas, médicas e comerciais.
  • Concerto – podem ser de espetáculos ou shows com apresentação ao vivo de um ou mais músicos, podendo ser também um recital musical.
  • Curso – de curta , média ou longa duração podendo durar dias, meses ou anos.
  • Debate – tem como finalidade a defesa de dois pontos de vista, sobre um determinado assunto.
  • Encontro – pretende debater dois pontos de vista antagónicos de determinada categoria.
  • Entrevistas colectivas – um especialista responde a diversos entrevistadores.
  • Eventos culturais – o seu objectivo é impressionar os seus clientes ou admiradores que gostem de arte.
  • Eventos sociais – promovem o relacionamento entre a empresa, os colaboradores e seus clientes.
  • Excursão – é uma viagem de recreio de um dia.
  • Exposição – o seu objectivo é exibir determinado produto, pode existir a sua venda ou não.
  • Festivais – estes são geralmente realizados por uma comunidade local para entretenimento e que se centra num aspecto único daquela comunidade.
  • Feiras – exposições onde as empresas podem apresentar e demonstrar os seus produtos mais recentes. A apresentação profissional é crucial.
  • Happy hour – Reunião de fim de tarde combatividade de promoção desconto.
  • Inauguração – Abertura ou lançamento.
  • Jornada – Encontro regional de grupos profissionais para debater assuntos comuns.
  • Mega evento – Evento de larga escala, geralmente de curta duração.
  • Mesa redonda – Reunião de quatro a oito pessoas sentadas em semi circulo, debatendo determinado assunto.
  • Mostra – Exposição intenerante.
  • Oficina – construir conhecimento, workshop na area educacional.
  • Painel – Reproduzir informações perante grande assistência.
  • Palestra – Apresentar informações perante grande audiência.
  • Reunião – são eventos comuns de negócios em grandes empresas, perfeito para discutir estratégias operacionais e financeiras.
  • Road show – Demonstração integrante  em autocarro ou camioneta.
  • Salão – Promover ou divulgar produtos sem finalidade comerciais imediatas.
  • Semana – Discussão de temas de interesse comum a determinada categoria profissional.
  • Seminário – eventos educacionais para a formação de gestores e colaboradores. A maioria dos seminários não são comparáveis ​​com aulas chatas. Interatividade é fundamental.
  • Showcasing – Alternativa a feiras, com vitrina interactiva.
  • Video conferência – Apresentar determinado tema a um limitado grupo de pessoas em locais diferentes e distantes.
  • Visita  ou open day – mostrar métodos, equipamentos ao publico.
  • Workshop – Reunir profissionais com o objectivo de solucionar um problema ou debater tema apresentado.

 

Todos estes tipos de eventos, tem objectivos específicos quanto à sua natureza, reunido sempre um grupo de pessoas, interessadas, nos temas propostos, definidos pelas características de cada evento.

 

O numero médio de participantes, também define os eventos, quanto à sua grandeza, sendo estes considerados;

  • Microeventos – até 100 pessoas;
  • Pequenos eventos – de 101 a 500 pessoas;
  • Médios eventos – de 501 a 2500 pessoas;
  • Grandes eventos – de 2501 a 5000 pessoas;
  • Mega eventos – tem geralmente mais de 5000 pessoas.

Os grandes eventos tem a capacidade de projectar a imagem de um país ou de uma cidade, quanto que os eventos mais pequenos o seu impacto é mais restrito, mas importantes nos locais onde são realizados, estes trazem benefícios para todos os envolvidos, aos patrocinadores, à localidade ao comércio local, por exemplo.

É importante reconhecer a diversidade e tratar os eventos nas suas particularidades, cada um tem a suas características e necessidades, que devem ser identificadas e atendidas, para que o seu sucesso seja garantido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *